Extrato INSS para Imposto de Renda 2019

A declaração do Imposto de Renda representa um dos principais deveres da pessoa física, e para poder exercer esse dever cívico, é necessário que o cidadão reúna alguns documentos, sendo que o Extrato INSS está enquadrado nesta lista.

Então, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post e saiba como você pode obter esse documento de forma simples e garantir a declaração do seu imposto de renda dentro do prazo definido pela Receita Federal.

Como tirar o extrato INSS do Imposto de Renda
Como tirar o extrato INSS do Imposto de Renda

Extrato INSS para Imposto de Renda

O Extrato INSS é um documento muito importante para o beneficiário do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), visto que nele constam várias informações importantes que dizem respeito ao estado dos seus benefícios do segurado.

É justamente por conta dessas informações achadas no extrato INSS, que este documento é exigido na declaração do imposto de renda para comprovar o recebimento da renda provida pelos benefícios, como é o caso da aposentadoria e da pensão.

No extrato INSS constam todos os valores providenciados pela previdência durante o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano passado.


Como Emitir o Extrato INSS para IRPF pelo porta MEU INSS

De modo a garantir uma verificação mais rápida do Extrato INSS, o Governo Federal disponibiliza uma plataforma online que possibilita a realização desta consulta por via da internet – Veja como você pode fazer a emissão do extrato INSS para IRPF por via do site do Instituto Nacional de Seguridade Social, logo abaixo:

  • Comece por acessar o site legítimo do INSS usando este link – https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/;
  • Siga em frente selecionando o tipo de extrato e modelo que você pretende emitir;
  • Agora você deverá realizar o seu login no sistema do INSS usando a senha previamente cadastrada na plataforma;
  • Feito isso, a página do usuário será aberta, nela escolha o ano do extrato que desejas emitir;
  • Clique em “Visualizar extrato na tela” para acessar o documento.

Para fazer a impressão do Extrato INSS quando este estiver aberto no site, clique na opção indicada no canto superior da página – “Imprimir”. Também é possível fazer o download deste documento para fazer a sua impressão posteriormente, bastando para isso clicar na opção “Salvar Documento” em vez de “Imprimir”.


Aposentado do INSS Paga Imposto de Renda?

A resposta para essa pergunta varia de acordo com o aposentado beneficiado pelo INSS, sendo que no caso de quem recebe um benefício de aposentadoria superior aos R$ 1.903,98, a declaração do valor da aposentadoria como um rendimento susceptível a tributação é obrigatório, ao passe que para os aposentados que recebem uma quantia menor que essa mensalmente, este benefício é inseto de declaração.

No que diz respeito ao valor do rendimento anual, o mesmo estará isento de declaração se for inferior a R$ 24.751,74. O restante dos aposentados que usufruem de um valor superior a este, deverá colocar o seu rendimento anual como tributável na declaração do Imposto de Renda.

Vale também frisar que no caso de que é aposentado por invalidez, a declaração do valor da aposentadoria no Imposto de Renda não se faz necessária.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *