Malha Fina IR 2019

Milhares de brasileiros todos os anos precisam declarar o imposto de renda para a Receita Federal. É normal que alguns desses cidadãos cometam alguns erros no momento da declaração, fazendo com que eles caiam na famosa Malha Fina IR 2019.

É comum que depois de algumas orientações o contribuinte consiga enviar o seu IR de forma correta, passando sem problemas na análise da Receita Federal. Mas se você caiu na Malha Fina IR 2019 ou tem receio de cair nela, acompanhe o nosso artigo que vamos falar tudo sobre.

Malha Fina IR 2019
Malha Fina IR 2019

Como Funciona a Malha Fina IR 2019

Basicamente o processo da Malha Fina IR acontece quando a Receita Federal encontra alguma inconsistência ou incompatibilidades das informações declaradas no imposto de renda.

Os analistas da Receita Federal verifica se tudo que está ali na declaração tem veracidade juntamente com outros órgãos do governo federal. Quando isso acontece o contribuinte cai na Malha Fina IR 2019 e precisa corrigir seus dados e mandá-los de volta a Receita.

Como funciona a Malha Fina IR
Como funciona a Malha Fina IR

Quais Fatores Levam a Cair na Malha Fina IR

Há alguns fatores possíveis que um cidadão tenha caído ou possa cair na Malha Fina IR 2019. Vamos relatar abaixo quais são alguns deles para que você possa ficar atento e não ser pego pela Receita Federal:

  • Você não pode omitir informações financeiras;
  • Deve tomar cuidado quanto aos erros na hora de preencher as informações;
  • Precisa estar atento para não ter contradições nos dados financeiros declarados;

O cidadão deverá ficar atento quanto ao preenchimento de toda declaração do imposto de renda. Todas as informações devem estar de acordo com a sua vida profissional e financeira.


Como Saber se Caí na Malha Fina 2019

É sempre importante que o contribuinte fique atento a sua declaração do imposto de renda para saber se não caiu na Malha Fina IR 2019. Normalmente a declaração acontece no início do ano para declarar todos os rendimentos do ano anterior.

Após a declaração, o cidadão precisa esperar até a metade do ano para saber se caiu na Malha Fina ou não. Nesta época a Receita Federal divulga os nomes dos contribuintes que caíram na Malha Fina e que precisam corrigir os seus dados.

Esses dados ficam disponíveis para que o cidadão consiga fazer a consulta dos seus dados para saber mais sobre sua declaração. Para isso é preciso seguir o seguinte passo a passo:

  • Acesse o portal da Receita receita.fazenda.gov.br/;
  • Informe os seus dados que estão sendo solicitados na tela em que você acessou;
  • Ao acessar o ambiente, você terá as informações completas do seu extrato IRPF 2019 e saber como anda a sua situação (se há pendências etc) na Receita Federal.

Mesmo declarando o imposto de renda todos os anos, muitas pessoas não sabem exatamente como funciona o IR. Se você quer saber mais detalhes sobre este imposto, pode ligar no número 135, que é a central de atendimento da Receita Federal. A ligação é gratuita com funcionamento de segunda a sábado das 07h às 22h.

Também pode agendar um atendimento em uma das unidades da Receita pelo link:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/agendamento.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *