Restituição Imposto de Renda 2019

Restituição Imposto de Renda 2019 – Uma parcela dos brasileiros que ganham acima de um rendimento anual estipulado pela Receita Federal, órgão do governo federal que administra o imposto de renda no Brasil, precisa declarar os seus ganhos, seus bens e pagar um valor desse rendimento. Caso o imposto pago seja maior que o imposto devido, o contribuinte terá direito a receber a restituição imposto de renda 2019. Nada mais é do que parte do imposto pago voltando para o bolso do contribuinte.

O valor do imposto de renda e a alíquota usada vai de acordo com a renda anual de cada cidadão brasileiro que precisa fazer essa declaração. Todos os ganhos do trabalhador como o salário, bens móveis e imóveis, rendimentos, investimentos, alugueis, entre outros contam para essa declaração anual.

Imposto de Renda 2019
Imposto de Renda 2019

O que é Restituição Imposto de Renda 2019

A restituição do imposto de renda 2019 é um reembolso que a Receita Federal faz para aqueles contribuintes que pagaram mais impostos de que deviam, tendo assim o seu dinheiro de volta. A restituição é dividida em lotes e normalmente é paga entre os meses de junho e dezembro.

Contudo a restituição Imposto de Renda 2019 não acontece para todos que declaram o imposto de renda anualmente. Alguns contribuintes não têm direito de receber nenhum reembolso e outros precisam pagar mais impostos porque os pagos não foram suficientes.

As pessoas que recebem a restituição do IRPF 2019 primeiro são aqueles contribuintes que fizeram a declaração logo no começo do calendário escolhido pela Receita Federal. As pessoas que recebem a restituição são reembolsadas pela conta cadastrada na declaração e com um reajuste baseado na taxa Selic, que é a taxa de juros do Brasil.

Restituição Imposto de Renda 2019
Restituição Imposto de Renda 2019

Veja também como funciona:


Quem tem direito à restituição Imposto de Renda 2019

Quem tem direitoNo primeiro momento, antes de saber sobre a restituição, o cidadão precisa fazer a declaração do imposto de renda 2019 por completo e, no final, normalmente o programa da Receita Federal diz se o contribuinte tem direito ou não a receber o reembolso e de quanto será esse valor.

As pessoas que têm direito ao reembolso normalmente são aquelas que possuem várias deduções em seu rendimento, investimentos e bens:

  • Os contribuintes que possuem dependentes e o responsável investe nesses dependentes em gastos com educação, pode receber a restituição.
  • Outras despesas dos dependentes também podem ser deduzidas em até R$ 2.275,08.
  • Despesas médicas sem limite de deduções e que estejam no nome do declarante ou de seus dependentes.
  • Gastos com pensão alimentícia, contribuições para a previdência social e até mesmo pensões e aposentadorias podem ser deduzidas até R$ 1.903,98 mensal.

Consulta Lotes Restituição Imposto de Renda 2019

Um tempo depois de declarar o imposto de renda, o contribuinte pode consultar se a sua declaração foi aceita e se tem direito a restituição ou não. A consulta é simples e pode ser feita pelo site oficial da Receita Federal sem mistérios.

consulta restituição IRPF

Em poucos minutos você saberá de todas as informações do seu imposto de renda sem precisar sair de casa, basta:

  1. acessar o portal eletrônico receita.fazenda.gov.br.
  2. Inserir o número do seu CPF;
  3. O ano base em que a declaração se refere;
  4. A data de nascimento;
  5. Inserir o código que aparece na imagem;
  6. Clicar em “consultar”.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Uma resposta para “Restituição Imposto de Renda 2019”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *